Evento Pedagógico

Semana de Publicidade - De 09 a 11/08/2022

A primeira noite foi especial para esses ex-alunos, que voltaram para o auditório da escola e reapresentaram aos novos alunos e seus colegas dos outros semestres o seu TCC, que foi a Campanha vencedora do 43º Festival de Publicidade. Conforme salientou Marcella Alves Serena, “deu um frio na barriga”, mesmo que a apresentação não valesse nada, diferente de quando ela esteve no mesmo palco e foi a ganhadora do troféu Melhor Campanha pela sua agência experimental .PNG. “Fiquei nervosa do mesmo jeito”, concluiu ela após a apresentação, quando ficou no palco junto com os outros colegas para responder às perguntas dos novos estudantes.

Na sequência, todos os alunos assistiram a um vídeo que apresentava as melhores propagandas da década de 90, seguido por um debate sobre a evolução da publicidade no Brasil.

Na segunda noite de atividades foi a vez de entrarem em cena os jogos educativos. Os alunos foram divididos em 4 equipes, identificadas pelas cores utilizadas de processos gráficos: C, M, Y e K (Cian, Yellow, Magenta e blacK). Atividades de lógica, criatividade, planejamento, marketing, cooperação e coordenação foram os tópicos abordados nos jogos. O que mais exigiu pensamento criativo foi o momento de criar uma torre de papel jornal: o objetivo era em 10 minutos construir a torre mais alta. A equipe Yellow acabou antes do tempo e ficou vendo as outras equipes tentarem superar sua construção, que ficou firme até o final.

Na última noite da Semana, foi o momento de realizar atividades fora da escola. Em parceria com a Secretaria de Cultura, os alunos foram para a Estação Cultura, onde participaram de oficinas de graffiti, música, isogravura, e até tiveram contato com a legítima arte marcial brasileira: a capoeira, com uma aula sobre as origens dessa mistura de luta e dança, com o Mestre Gera, do ADC Capoeira Santa Izabel, seguida de uma roda de capoeira ao som do berimbau.

O professor de Graffiti, Marcelo Silva Dantas, mais conhecido na área simplesmente por Celo, agradeceu a oportunidade de ter alunos do curso técnico de publicidade experimentando os primeiros traços na arte do graffiti. Mas quem ficou realmente maravilhado foram os alunos, que puderam conhecer essa arte urbana, como fez questão de registar a aluna Ana Victoria no painel grafitado ao final da atividade, com o slogan informal dos alunos do curso de publicidade: “PU é para os fortes”.